A bota de caminhada é um dos principais itens do aventureiro, é um item realmente importante que exige atenção especial e muita pesquisa sobre o assunto. Vamos abordar um conhecimento básico para iniciantes. As dicas são para atividades simples em território nacional. Se você irá se aventurar em Alta Montanha e/ou condições extremas procure um profissional da área para tirar dúvidas diretamente.
AFINAL, O QUE É UMA BOTA DE TREKKING?
É um calçado especialmente desenvolvido para atividades outdoor, que possui características muito diferentes dos calçados normais, visando uma alta performance em terrenos naturais. Abaixo estão listados alguns pontos importantes a serem observados.
Resistência: A bota é feita com materiais mais resistentes a impactos e atrito, o solado geralmente é costurado na estrutura. Um tênis normal não iria durar muito com todo esforço feito na natureza.
Impermeabilidade: Os modelos mais completos tem essa tecnologia de suportar certo volume de água e umidade. Não confunda as coisa, você não poderá nadar com a bota e querer ficar com os pés secos!
Conforto: A caminhada pode durar uma hora ou até mesmo dez dias, o conforto é muito importante para o desempenho e proteção física, escolhendo de maneira correta você terá esse conforto.
Aderência e segurança: O solado tem uma anatomia e material que dar precisão durante o uso, algumas marcas até usam materiais especiais como o Vibram para a melhor performance possível. Não escorregar quando se pisa em um terreno liso ou molhado é muito importante. Outra questão que não pode ficar de lado é a proteção para o tornozelo, dê preferência para botas com ano que cubra o tornozelo, pois em caso de torção terá menos riscos de lesão.
Preço: Invista em um calçado de boa procedência, mas também não pague muito caro só por causa da marca. Consulte amigos que já tem experiência no esporte para dar dicas!
Esse é bonito!
A moda engana, você encontrará na vitrine lindas botas, semelhantes as de caminhadas em ambientes naturais, mas não são! Tome cuidado com esse engano e com a simpatia do vendedor em te empurrar um produto.
Analisando se serviu em mim!
Calce a bota, amarre bem os cadarços, ande com ela na loja, verifique se está justa no calcanhar (não pode ficar muito folgado nem muito apertado) e se os dedos estão com uma pequena folga que dê para movimenta-los.
Então é isso galera, compre sua bota e conheça o mundo nos mais váriados cenários.
Por: André Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário